Centro de Artes de Ovar
  • Outubro
  • Novembro
  • Dezembro
Imagens 1 (edifício)Imagem 2 (Verde)Auditoriofachada

Press Release



ALEGRIA DA CRIAÇÃO no Centro de Arte de Ovar


O Centro de Arte de Ovar recebe o espetáculo musical “ALEGRIA DA CRIAÇÃO”, no próximo dia 16 de junho, sábado, pelas 22 horas.
 
A “ALEGRIA DA CRIAÇÃO” é um espetáculo musical que, partindo de uma composição de José Afonso, toma esse mesmo nome e a mesma intenção.
O mote é, então, o período da ditadura fascista que precedeu e levou à “Revolução dos Cravos”. Agora, num tempo em que o ensino básico universal se vai cumprindo, é um dever assegurar também a universalidade da formação e do desenvolvimento cultural e do pensamento crítico.
De acordo com essa missão, esta iniciativa pretende “plantar a semente da palavra”, cantada de forma a preservar a nossa memória coletiva e, levando assim a “História na mão”, “lutar p’ra mudar a sociedade”.
 
Participação especial do artista convidado João Afonso
Nascido em Moçambique, em 1965, João Afonso tem sido um dos principais cantautores Portugueses da atualidade.
A sua vasta discografia iniciou-se com ‘Maio Maduro Maio’ (1994), em parceria com José Mário Branco e Amélia Muge, que justificou o prémio ‘José Afonso’.
Posteriormente, ‘Missangas’ (1997), o seu primeiro álbum a solo, produzido por Júlio Pereira, fez jus ao título de Melhor Voz Masculina Nacional, que lhe foi atribuído pelo jornal Blitz e eternizou os temas de grande sucesso “Um Carteiro em Bicicleta” e “Na Machamba”
Segue-se ‘Barco Voador’ (1999), ‘Zanzibar’ (2002) e ‘Outra Vida’ (2006), neste último, já com a direcção musical e arranjos de João Lucas. Desta parceria, o cantor e o pianista estruturaram ‘Um Redondo Vocábulo’ (2009), um espetáculo intimista sobre a obra poética e musical de Zeca Afonso.
Em toda a sua carreira, trabalhou com músicos e intérpretes do panorama nacional e internacional, em gravações e espetáculos ao vivo, em Portugal e em Espanha: Júlio Pereira, Luís Pastor, José Mário Branco, João Lóio, João Lucas, Fausto, Amélia Muge, Filipa Pais, Quinta do Bill, Uxía, Grupo Mestisay, entre outros.
 
O espetáculo musical “ALEGRIA DA CRIAÇÃO” destina-se a um público maior de três anos e o seu custo é de 5,00 € por bilhete, podendo ser adquiridos na bilheteira do Centro de Arte de Ovar ou em www.bilheteiraonline.pt.


Voltar